Quais os requisitos da aposentadoria por invalidez?

aposentadoria-por-invalidez

A aposentadoria é um dos benefícios concedidos pelo governo nacional para os trabalhadores brasileiros que se encontram impossibilitados de desenvolver as suas atividades laborais comumente, sendo assim, passam a ficar sem renda e tem por meio do governo, através da aposentadoria, a subsistência em repasses financeiros mensais de acordo com a contribuição do indivíduo ainda quando em atividade laboral de forma prévia.

Um dos tipos de aposentadoria existentes no Brasil é a aposentadoria por invalidez, sendo que para ter direito ao acesso desse tipo de aposentadoria é preciso observar a aposentadoria por invalidez requisitos, que especificam quais são os principais aspectos necessários para ter o benefício aprovado.

Para que você possa conhecer mais sobre todos os aspectos relativos e quais são aposentadoria por invalidez requisitos, divididos em tipos específicos, preparamos este material com todos as informações a respeito. Quer ficar por dentro de tudo e tirar todas as suas dúvidas? Então, vamos lá!

Carência

Em matéria de aposentadoria por invalidez requisitos é preciso observar primeiramente a carência, que é o período de contribuição que o indivíduo dá ao INSS em repasses feitos através do que ele recebe em sua atividade laboral. O número de contribuições mensais mínimas que o segurado deve efetivar para ter direito ao benefício de aposentadoria por invalidez é de 12 contribuições mensais.

Você deve estar agora se perguntando: em casos onde a pessoa se enquadra em estado de invalidez após já ter trabalho é compreensível exigir carência, mas e quando ele ainda não trabalhou, ele perde o direito ao acesso devido a exigência de carência? Não especificamente, vamos entender.

Existem exceções a regra da carência, onde o indivíduo tem a doença ou lesão se agravando ao longo do tempo, ou ainda quando a pessoa já nasceu com aquele estado de saúde, adentrando assim o RGPS e solicitando o acesso ao benefício de aposentadoria por invalidez.

Como requerer o benefício?

Primeiramente, é preciso que o indivíduo que busca pela aposentadoria por invalidez procure juntar toda a documentação médica que comprove seu atual estado de saúde, e ainda em caso onde a doença se agrava, os demais laudos de períodos anteriores onde a doença ou lesão ainda não estava tão desenvolvida como no estado atual, comprovando o agravamento. Esses documentos podem ser relatórios médicos, laudos médicos, receitas de medicamentos, entre outros, somando todos eles.

Após somar todos esses documentos comprobatórios, e os demais que são solicitados para aposentadorias em geral, você deve marcar uma perícia juntamente ao INSS. Mas, vale ressaltar, que infelizmente a burocracia do INSS por muitas vezes age contrária a leis, driblando a legislação e prejudicando o trabalhador, e se você quer mesmo conseguir o valor correto e ter de fato seu benefício aprovado, indicamos a procura por um advogado previdenciário que facilite e te ajude durante todo o processo. Boa sorte!

Leia mais no blog.

Tags:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *