É preciso documentação para locação de equipamentos?

A Locação de equipamentos é uma estratégia usada pelas empresas para que a sua produtividade fique mais alta e para que se consiga um maquinário exatamente de acordo com o que a obra precisa.

Isso porque a locação de ferramentas costuma trazer aos seus clientes uma variedade bem interessante de itens, todos eles com anos diferentes, com características diferentes e muito mais.

locação de equipamentos

Contudo, quando se pensa em locação de equipamento, é claro que todo mundo quer ficar o mais seguro possível, tanto o locador que está oferecendo as ferramentas quanto o locatário, que quer saber que pode usufruir delas sem nenhum problema.

É por causa disso que existe documentação para a locação de equipamento e algumas delas são obrigatórias para quem quer usar esse tipo de serviço.

Identificação para locação de máquinas

A primeira coisa a se lembrar: para a locação de equipamentos, tanto pessoas jurídicas quanto pessoas físicas precisam ter documentos oficiais e que estejam regularizados junto à Justiça, ou seja, o CPF e o CNPJ.

Da parte da locadora de ferramentas, ela também precisa ter alguns documentos, como o alvará de funcionamento, que pode ser consultado por meio do seu CNPJ.

É muito recomendado, inclusive, que quem vai solicitar o aluguel de maquinas faça uma pesquisa a respeito do locador para ter certeza de que outros que alugaram ficaram satisfeitos com o atendimento e com os equipamentos.

Contudo, é claro que existe um documento ainda mais importante na locação de equipamentos e ao qual nem todo mundo se atenta: é o contrato!

Por que o contrato na locação de equipamento é importante?

Alguns dos clientes que contratam aluguel de equipamentos para construção civil acham que, talvez, o uso de um contrato seja algo excessivo. Contudo, será que é mesmo?

Leia também:  Veja como é feito o cálculo Do aluguel de andaimes

A realidade é o contrário: o contrato tem um enorme efeito de proteção, o que quer dizer que ele deixa protegido o dono da ferramenta que será alugada e quem vai recebe-la, assegurando que todas as partes tenham conhecimento do que precisam fazer.

Normalmente, a própria locadora já tem um modelo de contrato de locação de equipamento pronto, sendo preciso apenas que ela e o seu cliente o preencham com as informações do maquinário que está sendo alugado.

Com relação às coisas que devem estar no contrato de locação de equipamento, vale destacar:

  • O modelo do equipamento
  • Quem está responsável por ele
  • Que ele passou pela manutenção necessária
  • Por quantos dias ele vai ficar com o locatário
  • Qual será o dia de devolução do equipamento

Quero desistir da locação de máquina. Eu posso?

Mesmo com todas as precauções, é claro que pode acontecer de o locatário não se sentir satisfeito com o equipamento que alugou e desejar devolvê-lo. Porém, é exatamente para evitar essa postura que uma das documentações para o aluguel é o contrato.

Geralmente, o locador pode estabelecer uma multa para quando o locatário quer cancelar a locação de equipamentos antes do tempo combinado e é válido verificar a porcentagem.

Leia mais acessando o blog.

Tags:

Leave a Reply